segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Monitoria 2007 (últimos dias!!!)

Se você é um estudante universitário com boas notas e interesse em estagiar na área de educação, o _A_Z está em pleno processo seletivo de seus novos monitores.

Para participar, basta levar seu currículo a uma das unidades do _A_Z, até o dia 31 de janeiro. Nele, devem estar presentes as seguintes informações:

* Dados pessoais (nome completo, identidade, endereço, telefone e email);
* Disciplina da qual pretende ser monitor, entre estas: Biologia, Química, Matemática, Física, Português, RIT (Redação e Interpretação de Textos), Geografia e História;
* Curso, Universidade e período da graduação em que está matriculado;
* Coeficiente de Rendimento Acumulado;
* Colégio em que cursou o Ensino Médio;
* Notas obtidas no vestibular na disciplina escolhida (caso estejam disponíveis).

A seleção tem início com a análise de currículos, a partir da qual os pré-selecionados serão convocados para as demais etapas.

Faça parte desta equipe altamente qualificada e descubra por que o _A_Z já é considerado a nova referência em preparação para o vestibular.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Notas de Corte da UFF

Nosso Departamento de Estatística conseguiu finalizar as notas de corte para outras carreiras durante a madrugada. Talvez essa divulgação ajude todas as pessoas que pediram informações por email, por telefone ou nos comentários do post de baixo. Eis as notas:

Administração - 65,62
Arquitetura - 58,74
Biologia - 57,00
Biomedicina - 63,08
Ciências Sociais - 51,65
Cinema - 68,29
Direito -70,55
Economia - 64,07
Engenharia Mecânica - 65,08
Engenharia de Produção - 75,58
Jornalismo - 70,38
Medicina - 76,21
Odontologia - 55,95
Produção Cultural - 60,92
Publicidade - 69,39
Veterinária - 51,95

Agora vocês já sabem por que o _A_Z é a nova referência em preparação para o vestibular.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Notas de Corte de Medicina, Direito e Engenharia de Produção (última atualização)

Meus amigos, pelos cálculos prévios - antes da revisão, é sempre bom lembrar -, a nota de corte para Medicina na UFF fica em 76,21. Isso significa que, caso não haja qualquer alteração de nota, essa é a nota do último classificado, considerando os dados da 1a Etapa do concurso e aplicando a equação divulgada no manual.

Se considerarmos o último reclassificado do vestibular passado, que ficou numa posição próxima a 330, a nota de corte este ano seria 73,35. Obviamente, esse é um número menos confiável, por uma série de razões, sobretudo porque haverá revisão de notas.

Em Direito, segundo nossos cálculos, o corte deve ficar em 70,55 na primeira classificação. Lembro a todos que esse número considera a nota na 1a Etapa e o critério da UFF.

Em Engenharia de Produção, o corte deve ficar em 75,58, sempre de acordo com o que eu disse acima.

Assim que houver novidades, publico aqui. Provavelmente, teremos os cortes das outras carreiras amanhã, ok? Aproveito para comentar que a unidade Barra do _A_Z já está funcionando, caso alguém queira nos visitar por lá. Abraço a todos.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Estatísticas da UFRJ e pedidos de revisão

Pessoal, como eu havia antecipado durante a semana, a UFRJ não liberou qualquer informação que permitisse o estabelecimento, com um mínimo de exatidão, das notas de corte.

Entretanto - se é que é útil -, podemos saber algo sobre as duas únicas matérias específicas para todos os grupos: Português e Redação. Talvez seja interessante para um eventual pedido de revisão de vocês. Considerei um universo de 39.446 candidatos, excluindo os faltosos. Vamos as dados:

Redação

Média: 5,38
Notas entre 0 e 3,88: 3.744 (9,5% do total)
Notas entre 4 e 6,88: 29.641 (75,1%)
Notas entre 7 e 10: 6.051 (15,3%)

Português

Média: 3,48
Notas entre 0 e 3,88: 25.948 (65,8% do total)
Notas entre 4 e 6,88: 13.041 (33,1%)
Notas entre 7 e 10: 457 (1,2%)

Comentários

No caso de Redação, não houve surpresas. A média histórica da UFRJ fica em torno de 5,5, sempre com grande concentração de notas nesse valor. O único dado a destacar talvez tenha sido a baixa incidência de notas entre 9,5 e 10: apenas 35 dos quase 40.000 candidatos efetivos.

Os alunos que pensam em pedir revisão de nota em Redação devem ter em mente, em primeiro lugar, os critérios de correção: Tema, Tipo de Texto, Coerência, Coesão e Modalidade Escrita, cada um valendo 2 pontos. No caso da abordagem do tema, aconselho a leitura de um post abaixo, com comentários sobre a prova. Além disso, vale lembrar que a avaliação de um texto sempre apresenta certo grau de subjetividade. Por isso, se você tirou 6,5, por exemplo, e acredita merecer 7, pense na hipótese de que a nota talvez esteja dentro da "margem de erro" considerada normal pelos avaliadores.

No caso de Português, o Coordenador da disciplina e Diretor Pedagógico do _A_Z, Naun Faul, avalia a prova como tendo sido a mais típica possível da UFRJ: 50% de interpretação, 30% de gramática e estilística e 20% de literatura "pura". Os enunciados exigiam respostas bastante objetivas por parte dos candidatos, contrariando a sensação (equivocada) por parte de alguns, no sentido de que a interpretação seja algo subjetivo.

As notas baixas talvez possam ser explicadas pelo rigor com que foi tratada a prova por parte da banca. Dito de outro modo, possivelmente os corretores aplicaram uma correção mais "presa" ao gabarito do que em outros anos. Se, por um lado, essa postura diminui a média, por outro ela ajuda a estabelecer uma comparação mais justa entre os candidatos - que é o que interessa, afinal.

Portanto, caso você tenha pedido vista de prova para Português e/ou Redação, vale a pena estudar as provas, o gabarito e os comentários previamente. Com esse cuidado, procure avaliar sua prova como um examinador rigoroso e só peça revisão caso perceba um desvio significativo quanto à nota esperada. Outra dica é conversar com seus professores e verificar como foi o processo de correção este ano.

Espero tê-los ajudado. Se, ainda assim, vocês tiverem dúvidas, liguem para o curso, na Barra ou em Botafogo.