terça-feira, 30 de junho de 2009

Cine_Debate 2009


O Cine_Debate foi um sucesso! Apesar do "horário inconveniente"- como brincou um aluno, em alusão ao filme exibido ("Uma verdade inconveniente") -, muitos estudantes do colégio e do curso, tanto de Botafogo, quanto da Barra, chegaram ao Odeon desde cedo para prestigiar o evento.

Após a exibição do documentário, os professores Marcelo Cruz, Manoel Afonso e Raymundo de Oliveira presentearam a plateia com apresentações marcadas por forte conteúdo e reflexão. Os aspectos técnico-científicos do aquecimento global foram pontuados pela dimensão político-humanística do problema, permitindo uma visão complexa do quadro.

Como saldo, ficou a tarefa de continuarmos buscando informações e argumentos sobre o efeito estufa e suas consequências, a fim de que nossas atitudes (como cidadãos, consumidores e eleitores) tenham embasamento e possam contribuir, de fato, para evitar o agravamento da situação.

Agradecemos aos professores, pela disposição e pela consistência, e aos alunos, pelo interesse demonstrado.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cine Debate 2009

Caros alunos, como vocês já devem ter percebido pelos cartazes e anúncios, no próximo dia 27, sábado, teremos o Cine Debate 2009, com tema ligado à Ecologia.

Todos os alunos que se inscreverem poderão participar do evento. Dependendo da quantidade de alunos inscritos, poderá haver convites também para amigos e familiares.
Para que tudo isso funcione bem, o procedimento é o seguinte: coloque seu nome na lista disponível na recepção do _A_Z até o próximo sábado, dia 20. Se desejar pré-convidar alguém, coloque o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) nessa mesma lista, ao lado do seu.

Na semana que vem, na hora de distribuir os convites, você saberá se seu(s) convidado(s) poderá(ão) ou não ir ao evento. Por isso, não perca tempo. Será um encontro sensacional.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vestibular UFRJ 2010: saiba como será o processo seletivo

A UFRJ acaba de divulgar seu edital (leia aqui) para o vestibular 2010, ou seja, o processo seletivo a ser realizado ainda este ano. O exame passará a ter duas fases:

* 1a Fase - provas objetivas do novo ENEM
* 2a Fase - provas de LPLB e Redação, além de três específicas por carreira


Como havíamos antecipado, a banca decidiu usar o novo ENEM como parte de seu vestibular. Para tentar uma vaga na maior universidade federal do país, o candidato deverá, obrigatoriamente, fazer o ENEM (cujas inscrições estão abertas a partir de hoje).

O ENEM contará como primeira fase do vestibular e terá caráter exclusivamente eliminatório. Ou seja, definirá quem passa para a segunda fase, mas não contará pontos no resultado final do vestibular. Para isso, a banca levará em conta as notas dos candidatos na parte objetiva do ENEM, sem considerar a redação (a ser avaliada na segunda fase da própria instituição).

O critério para eliminação será estatístico: só passará para a segunda fase do vestibular uma quantidade de candidatos até quatro vezes o número de vagas de cada curso. Exemplo: se o curso de Medicina tiver 192 vagas para 4.200 candidatos, apenas os 768 com maior nota no ENEM farão a segunda fase de provas específicas. Provavelmente, se houver pessoas empatadas na posição 768, todas poderão concorrer, mas essa informação não está explicitada no edital.

O detalhamento da segunda fase só será divulgado em edital complementar, a ser publicado em 1 de setembro. Assim, ainda não se sabe se haverá um ou dois dias de provas. Também não há informação sobre a(s) data(s) da segunda fase. O mais provável é que a UFRJ realize suas provas específicas após a data de divulgação do resultado do ENEM pelo INEP, prevista para o dia 04 de dezembro.

Portanto, entre a data da prova do ENEM (3 e 4 de outubro) e o resultado oficial do INEP (4 de dezembro), os candidatos deverão manter seu ritmo de estudos e se preparar para todas as provas que farão (inclusive de outras instituições).

Para carreiras como Arquitetura, Desenho Industrial e Música, continuará havendo, como parte da segunda fase do vestibular, testes de habilidade específica.

Assim que houver qualquer outra informação, divulgaremos aqui.