domingo, 9 de abril de 2006

Noticias de um cine_debate...

Acho que é unânime: quem não foi não sabe o que perdeu. Mas vai ficar sabendo, pelo menos um pouquinho.

De início, houve a exibição do documentário “Notícias de uma guerra particular” (99), de João Moreira Salles e Kátia Lund. Trata-se de um testemunho da realidade do tráfico de drogas a partir dos depoimentos de pessoas diretamente ligadas a essa tragédia contemporânea: o policial, o bandido e o morador. Com imagens impressionantes de menores portando armas, traficantes encapuzados falando de sua lógica, provocações sensatas do chefe da Polícia Civil à época (Hélio Luz), Notícias se tornou célebre por evidenciar uma situação mais complexa dos que os telejornais pareciam descrever.



Um das principais contribuições do filme no sentido de desfazer mitos é a entrevista com o então capitão do BOPE Rodrigo Pimentel. Sua interpretação de que o combate ao narcotráfico é uma espécie de guerra particular entre bandidos e policiais constitui uma síntese perfeita para algo que continua a existir. Ao mesmo tempo, sua percepção de que a repressão policial pura e simples é um trabalho inútil vai de encontro à história das políticas públicas dos sucessivos governos do Rio de Janeiro, que usam a polícia como instrumento de controle social.

Já impressionados com as palavras de Pimentel no documentário, os alunos mal sabiam o que os aguardava: além dos professores participantes, contamos com a presença solícita do próprio policial. Muito fluente em suas explicações, Pimentel tem um discurso franco e objetivo: falou sobre corrupção policial, tortura em delegacias e batalhões, subordinação aos desmandos políticos, ausência de luz no fim do túnel. Para quem o ouviu com atenção — após a contextualização do professor Pellizzari, de História, e algumas palavras minhas —, restou algo de positivo sob o desânimo: a informação de que pessoas como Pimentel estão repensando as estratégia de segurança pública, ajudando políticos interessados a mudar o panorama atual.

Ao final do debate, que contou com perguntas pertinentes dos alunos e se estendeu até quase 14h, foram feitas algumas sugestões de filmes e livros. Conforme prometido, eis a lista:

Filmes :
• “Cidade de Deus” (Fernando Meireles e Katia Lund)
• “justiça” (Maria Augusta Ramos)
• “Ônibus 174” (José Padilha)
• “Santa Marta” (Eduardo Coutinho)
• “Tropa de Elite” (filme de Pimentel com lançamento em breve)

Livros :
• “Abusado” (Caco Barcellos)'
• “A era dos extremos” (Eric Hobesbawm)
• “Cabeça de porco” (MV Bill, Celso Athaide e Luiz Eduardo Soares)
• “Cidade Partida” (Zuenir Ventura)
• “Elite da Tropa” (Rodrigo Pimentel e Luiz Eduardo Soares)
• “Meu nome não é Johnny” (Guilherme Fiúza)

Bem, acho que é isso. Gostaríamos muito de saber a opinião de vocês. Então, comentem.

3 comentários:

  1. Nesta segunda (10/04), conversei com alguns alunos sobre o debate...Todos gostaram muito. E que boa surpresa, a presença do Pimentel! Deu um toque de "prática" naquilo que ameaçava ser um momento só de idéias.
    Gostaria de aproveitar para parabenizar os professores Pellizari, Naun e Bruno, que tiveram desempenho muito elogiado pelos alunos. É um prazer poder trabalhar ao lado destes fantásticos profissionais. Um abraço a todos e até a próxima atividade.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizá-los pelo cine debate! E eh bom poder deixar isso registrado aqui. O debate certamente nos fez olhar com outra cara a realidade do mundo em que vivemos. E nos preparar não soh para o vestibular, como também contribuiu para que compreendamos melhor o porquê e quais as conseqüências da nossa realide tão triste.
    E acima de tudo, parabéns, pois só vocês mesmo para nos fazer sair de casa domingo de manhã para falar de um assunto sério, e ainda voltarmos (acredito que todos) tão satisfeitos!

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler Abusado... Adoro o Caco Barcelos! By the way, se alguém tiver e quiser me emprestar... =)

    ResponderExcluir