quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Estatísticas da UFRJ e pedidos de revisão

Pessoal, como eu havia antecipado durante a semana, a UFRJ não liberou qualquer informação que permitisse o estabelecimento, com um mínimo de exatidão, das notas de corte.

Entretanto - se é que é útil -, podemos saber algo sobre as duas únicas matérias específicas para todos os grupos: Português e Redação. Talvez seja interessante para um eventual pedido de revisão de vocês. Considerei um universo de 39.446 candidatos, excluindo os faltosos. Vamos as dados:

Redação

Média: 5,38
Notas entre 0 e 3,88: 3.744 (9,5% do total)
Notas entre 4 e 6,88: 29.641 (75,1%)
Notas entre 7 e 10: 6.051 (15,3%)

Português

Média: 3,48
Notas entre 0 e 3,88: 25.948 (65,8% do total)
Notas entre 4 e 6,88: 13.041 (33,1%)
Notas entre 7 e 10: 457 (1,2%)

Comentários

No caso de Redação, não houve surpresas. A média histórica da UFRJ fica em torno de 5,5, sempre com grande concentração de notas nesse valor. O único dado a destacar talvez tenha sido a baixa incidência de notas entre 9,5 e 10: apenas 35 dos quase 40.000 candidatos efetivos.

Os alunos que pensam em pedir revisão de nota em Redação devem ter em mente, em primeiro lugar, os critérios de correção: Tema, Tipo de Texto, Coerência, Coesão e Modalidade Escrita, cada um valendo 2 pontos. No caso da abordagem do tema, aconselho a leitura de um post abaixo, com comentários sobre a prova. Além disso, vale lembrar que a avaliação de um texto sempre apresenta certo grau de subjetividade. Por isso, se você tirou 6,5, por exemplo, e acredita merecer 7, pense na hipótese de que a nota talvez esteja dentro da "margem de erro" considerada normal pelos avaliadores.

No caso de Português, o Coordenador da disciplina e Diretor Pedagógico do _A_Z, Naun Faul, avalia a prova como tendo sido a mais típica possível da UFRJ: 50% de interpretação, 30% de gramática e estilística e 20% de literatura "pura". Os enunciados exigiam respostas bastante objetivas por parte dos candidatos, contrariando a sensação (equivocada) por parte de alguns, no sentido de que a interpretação seja algo subjetivo.

As notas baixas talvez possam ser explicadas pelo rigor com que foi tratada a prova por parte da banca. Dito de outro modo, possivelmente os corretores aplicaram uma correção mais "presa" ao gabarito do que em outros anos. Se, por um lado, essa postura diminui a média, por outro ela ajuda a estabelecer uma comparação mais justa entre os candidatos - que é o que interessa, afinal.

Portanto, caso você tenha pedido vista de prova para Português e/ou Redação, vale a pena estudar as provas, o gabarito e os comentários previamente. Com esse cuidado, procure avaliar sua prova como um examinador rigoroso e só peça revisão caso perceba um desvio significativo quanto à nota esperada. Outra dica é conversar com seus professores e verificar como foi o processo de correção este ano.

Espero tê-los ajudado. Se, ainda assim, vocês tiverem dúvidas, liguem para o curso, na Barra ou em Botafogo.

2 comentários:

  1. e as estatísticas das outras matérias é possível compilá-las...
    se for seria interessnte...

    ResponderExcluir
  2. Gostei das opiniões foram importantes para mim.
    Gostaria de ler a opinião dos professores das outras matérias, principalmente para Medicina, ou seja, Biologia e Química.
    O que eles acham em relação às notas (corte)
    E a prova foi mais ou menos difícil em relação aos anos anteriores??

    ResponderExcluir