sábado, 5 de agosto de 2006

Amanhã é dia de vestibular!

Daqui a algumas horas, vocês estarão em uma sala de aula, colocando em prática tudo o que foi exercitado e simulado ao longo dos últimos meses e, mais intensamente, das últimas semanas. Se fôssemos jogadores de futebol, essa seria a hora de entrar em campo, depois de tanto treinar. Ou seja, trata-se de um dia empolgante.

Para conseguir concretizar seu objetivo de um bom desempenho, saiba que o mais importante neste momento é estar concentrado. Respire fundo e tenha uma atitude positiva.

O medo e a ansiedade, sabemos todos, costumam ser muito maiores do que suas supostas causas. Por isso, para superá-los, o melhor que temos a fazer é racionalizar o que estamos sentindo. Pense, por exemplo, nas tantas situações de prova que você já enfrentou, não só este ano, mas em toda a sua vida acadêmica. Se preferir, pense sobre a quantidade de conteúdos que você absorveu ao longo deste período de preparação. Pense ainda no quanto “A” prova é apenas um conjunto de questões, que você vai resolver, uma a uma, com cuidado e muito foco.

Por que temer a prova, afinal?

Você já reparou em como ficam as pessoas que não se preparam bem antes de uma avaliação? Curiosamente, elas tendem a manter uma enorme tranqüilidade, chegando a brincar sobre a falta de preparação. Isso quer dizer que, quando ocorre o contrário - ou seja, quando a preparação é consistente -, tendemos a ter um certo temor. Em poucas palavras, nossa ansiedade é - por paradoxal que pareça - uma prova de que não existe razão concreta para temer.

Portanto, respire fundo e se concentre no seu rendimento. Com foco e perseverança, você terá seu melhor resultado. Boa noite e boa prova!

P.S. Antes da prova, procure um exemplar do caderno especial da Folha Dirigida (distribuído gratuitamente nos locais de prova) e dê uma olhada nele. Fizemos uma surpresinha para vocês...

2 comentários:

  1. Obrigado professores pelo apoio!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Vocês, o Quarteto Fantástico, foram espetaculares!!!!!!!!!

    ResponderExcluir