domingo, 7 de dezembro de 2008

Redação UERJ Alguns Comentários

Vendo a proposta de redação da UERJ de hoje, não pude deixar de considerar nossas aulas anteriores à prova da UFRJ, quando falamos sobre a cosmovisão pós-moderna. Naquela oportunidade, comentamos a perda de referências e certezas pela qual passa o homem contemporâneo, obrigando-o a fazer permanentes reflexões éticas.

Na última semana, nessa mesma linha de pensamento, fizemos uma questão sobre a soberania da "visão" na atualidade. Nesse contexto, por paradoxal que parecesse, estaríamos perdendo nossa capacidade de enxergar as coisas como elas são, tornando-nos "cegos" diante da realidade, como na bela metáfora de Saramago. Chegamos a comentar que, pelo fato de confiar demais em seu olhar, o homem muitas vezes deixa de perceber certas ilusões (como as criadas por Escher).

Em outra questão, a respeito da violência "gratuita", comentamos a necessidade de um olhar multifacetado e complexo, para entender questões em relação às quais uma única perspectiva seria insuficiente.

Por último, não menos importante, havia uma proposta de redação no módulo 26 de RIT muito semelhante à da UERJ. Havia bons textos de apoio e se tratava de discutir o relativismo cultural. Chequem em suas apostilas ou cliquem aqui para conferir.

De modo geral, à semelhança do tema da UFRJ, há muitos abordagens adequadas à proposta da UERJ. Temas reflexivos tendem a favorecer candidatos que tenham alguma mensagem a transmitir e que evitem a repetição de idéias. Além disso, como a banca da UERJ valoriza textos escritos dentro da situação formal solicitada, o bom uso da norma lingüística será um aspecto decisivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário